UEI comemora Dia Mundial de Combate ao Estresse com atividades especiais para pacientes e acompanhantes
A Unidade Estadual de Internação (UEI) comemorou o Dia Mundial de Combate ao Estresse, lembrado em 23 de setembro, com uma atividade especial para pacientes e acompanhantes. Com o auxílio de psicólogos e fisioterapeutas, os usuários deixaram a enfermaria e foram para a parte externa da unidade de saúde.
A ação organizada pela Comissão de Humanização e Educação em Saúde teve como objetivo reduzir os efeitos negativos ocasionados pela internação, como: tédio, tristeza, ansiedade e saudades de casa.
A fisioterapeuta Silmara Aragão explica que a atividade auxilia na melhora do quadro clínico, ativando a circulação, fortalecendo a musculatura e resistência física. Além disso, os participantes receberam orientações sobre a importância da realização de atividades físicas para combater o sedentarismo.
A psicóloga Irina Barros ressalta que além do bem-estar físico, as atividades também são de suma importância para a saúde mental dos pacientes, em especial para os que estão internados por um longo período.
Pacientes e acompanhantes aprovaram a ação. “Isso foi um momento único, gostei demais, porque ficar muito tempo só deitado estressa a gente. Mesmo na cadeira de rodas, consegui fazer várias coisas”, relatou o paciente Nelson Almeida, de 103 anos.