UEI e UPA Zona Sul promovem atividades em alusão à campanha Dezembro Vermelho
A Unidade Estadual de Internação (UEI) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul promoveram uma atividade educativa sobre o Dezembro Vermelho, campanha nacional da luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), para colaboradores e acompanhantes.
A ação alertou a importância da educação permanente, prevenção e, principalmente, conscientização a respeito de atitudes de risco e as medidas preventivas que podem ser abordadas por cada um. Para isso, as equipes das Comissões de Humanização das unidades distribuíram um folder informativo e preservativos para o público da atividade.
Os profissionais abordaram que o diagnóstico precoce pode ser realizado por meio dos testes rápidos , que são disponíveis nas unidades básicas de saúde, da importância do uso de preservativos; da vacinação contra Hepatite B e Papilomavírus Humano (HPV), medicações para pré e pós-exposição a situações em que exista o risco de contato com o vírus HIV, além de exames de pré-natal para gestantes como forma de prevenção da transmissão vertical.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de um milhão de pessoas convivem com o HIV no Brasil, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, sendo 2022 o ano em que houve o registro de mais de 16,7 mil casos de infecções.
Para finalizar, a comissão de humanização reforçou que a aids não tem cara, não tem cor, não tem sexo e não tem idade. “Use camisinha”, afirmou.