Unidade Estadual de Internação alerta sobre prescrição de medicamentos
A Comissão de Farmácia, Terapêutica e Padronização de Materiais e Equipamentos (CFTPME) da Unidade Estadual de Internação (UEI) realizou uma blitz educativa com as equipes de médicos e enfermeiros. Durante a atividade foram abordados os principais erros de prescrição detectados pela comissão.
A presidente da CFTPME, Jacidalva Lopes, explica que a comissão tem um indicador onde conseguem monitorar as prescrições realizadas na unidade de saúde. “O monitoramento tem o intuito de minimizar erros e melhorar o processo de prescrição, tornando-o mais seguro para os pacientes da UEI”, disse.
De acordo com a gerente de qualidade da UEI, Macelir Kobayashi, que acompanhou a ação, erros de prescrição são caracterizados como erro na tomada de decisão ou erro de redação no ato da prescrição, de modo não intencional, tendo como possíveis consequências a redução da efetividade e o aumento do custo do tratamento, bem como danos à saúde do paciente.
“É importante alertar a equipe envolvida, médicos, farmacêuticos e equipe de enfermagem a respeito do perigo que os erros podem trazer para a assistência em saúde. Evitando assim que haja prejuízos no processo terapêutico dos pacientes”, afirmou
Macelir Kobayashi destaca que os médicos foram participativos, assim como a equipe de enfermagem que sempre está envolvida nas orientações.