Unidade Estadual de Internação humaniza ala pediátrica
Para tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor para as crianças internadas, a equipe de enfermagem da Unidade Estadual de Internação (UEI) tem realizado ações de humanização para tornar a hospitalização dos pequenos menos dolorosa. As atividades têm o intuito de minimizar a dor, contribuindo para a cura e consequentemente diminuindo o tempo de internação
A Responsável Técnica (RT) pelo serviço de enfermagem, Waleska Dias explica que uma das ações de humanização da unidade é estabelecer um vínculo entre a família e o profissional é importante, pois os pais se sentem mais acolhidos e confiantes, o que ajuda no processo do cuidado dos pacientes pediátricos.
“A humanização hospitalar na Pediatria é o cuidado prestado com respeito, dignidade e ternura às crianças, adolescentes e seus familiares, tornando a relação entre pacientes, familiares e profissionais menos formal, o que minimiza a dor, contribuindo para a sua cura e, portanto, diminuindo o tempo de internação”, afirmou.
Waleska ressalta que para tornar as internações da unidade mais humanizadas são promovidas atividades lúdicas com os pacientes. “Na maior parte do tempo de hospitalização, a criança fica restringida ao leito, submetida à passividade, cercada de pessoas estranhas e que, para ela, trazem mais dor e sofrimento. Para amenizar esse quadro, a equipe realiza atividades de arteterapia com as crianças, diminuindo o estresse da rotina na enfermaria, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e fortalecendo o vínculo com os profissionais”, frisou.