Unidade Estadual de Internação orienta público da unidade sobre higiene bucal
Com o objetivo de conscientizar e orientar pacientes, acompanhantes e colaboradores da Unidade Estadual de Internação (UEI), a Comissão de Humanização e Educação em Saúde realizou ação educativa nas enfermarias sobre a importância da higiene bucal durante o período de internação.
A dentista Malenna Correa e o coordenador de experiências do paciente, Adriano Prata, distribuíram kits de higiene pessoal e tiraram dúvidas sobre o uso racional de enxaguante bucal, creme dental, estrutura da escova e a correta higienização da prótese dentária.
A higienização oral é de suma importância para prevenir vários problemas, como gengivite, tártaro, cáries e a perda parcial ou total dos dentes. “Os cuidados devem ser diários, e não é diferente durante o processo de internação, onde muitos pacientes deixam de dar a atenção necessária por desconhecerem os riscos que a falta ou a incorreta higienização bucal podem ocasionar”, explicaram
De acordo com a dentista, apesar das visitas realizadas à beira leito, essas orientações coletivas são importantes para que os pacientes possam entender de forma lúdica e descontraída os cuidados que precisam ser contínuos durante a internação, independente da patologia,
Adriano Prata revela que a gestão da UEI tem como objetivo promover um novo olhar do usuário sobre o serviço público de saúde, lugar onde pode ser tratado e sair ainda mais informado sobre diversos assuntos. “Como a saúde começa pela boca, realizamos esta ação que foi bem recepcionada por todos, além de favorecer um ambiente ainda mais acolhedor e humanizado”, frisou o coordenador.