Saúde

Unidade Estadual de Internação Zona Sul promove Dia da Família

Para humanizar o atendimento e deixar o ambiente hospitalar mais leve para os pacientes internados, a Unidade Estadual de Internação Zona Sul promoveu o Dia da Família nas enfermarias adulto e pediátrica. A Responsável Técnica pela psicologia da unidade, Kellen Silva, explica que o objetivo da ação foi celebrar o Dia Internacional da Família e proporcionar aos pacientes e seus amores um momento de descontração.

Para tornar a ação ainda mais especial, a equipe de psicologia revelou fotos dos pacientes e seus familiares, colocou nos leitos e promoveu um lanche da tarde coletivo no horário de visita. A psicóloga Emanuelly Teixeira falou sobre a importância da família no processo de saúde e doença, que está sendo vivenciado pelos pacientes.

A assistente social Juliana Pimentel destacou que o apoio familiar traz conforto e segurança, além de uma visão mais otimista do tratamento, que pode ser doloroso e cansativo. “O usuário se sente mais seguro e determinado a seguir as orientações clínicas”, afirmou .

A equipe de nutrição também participou do Dia da Família. As nutricionistas Diana de Paula e Luana Pantoja falaram com os pacientes e familiares que a alimentação deve ser um momento prazeroso, e para isso é preciso existir uma atitude de respeito com aquilo que o ser humano traz como gosto pessoal.

“A possibilidade de interação com o outro e de escolha, o espaço para a subjetividade/individualidade, tudo isso deve ser considerado quando estamos falando de alimentação e afeto. O aspecto afetivo é determinante quando pensamos nos momentos de alimentação no âmbito familiar. Essas memórias são cumulativas desde a infância”, pontuou o nutricionista RT da unidade, Maurício Castro.

Pacientes e familiares aprovaram a ação. “Quando a gente escolhe uma pessoa para ser da família é um amor diferente. E é esse amor que eu sinto por vocês. Eu tinha muita dificuldade de falar que amava o próximo, mas hoje quero dizer que amo cada um de vocês da equipe”, finalizou o paciente Mario Laysson Silva do Vale.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo