Saúde

Unidade Estadual de Internação Zona Sul realiza brincadeiras com crianças internadas


Atividade faz parte do tratamento e visa diminuir a ociosidade que o período de intenção causa aos pequenos.

A equipe de psicologia da Unidade Estadual de Internação Zona Sul realiza atividades lúdicas com as crianças internadas na enfermaria.

A atividade, que acontece diariamente e faz parte do tratamento terapêutico, visa diminuir a ociosidade que o período de internação causa aos pequenos.

O material é composto por jogos de atenção, montagem, formas geométricas e quebra-cabeça. Além de desenhos para colorir, com tinta guache e lápis de cor. O intuito é entreter as crianças e diminuir os efeitos negativos da hospitalização.

A psicóloga Gleice Cordeiro explica que o brincar proporciona à criança a oportunidade de construir e elaborar a relação com mundo.

Além disso, as atividades possibilitam que os pacientes dominem suas angústias. “Essa é uma preocupação identificada na hospitalização infantil, uma vez que interrompe a possibilidade cotidiana de brincar, promovendo um corte na experiência”, disse.

De acordo com a profissional, na infância, o desenvolvimento e a aprendizagem se dão em ritmo intenso, tanto do ponto de vista biológico quanto do psicossocial e emocional. “O trabalho da psicologia incentivando as atividades com material lúdico fortalece os vínculos com a equipe multidisciplinar, amenizando fatores estressores e de irritabilidade das crianças, pais e cuidadores”, afirmou Gleice.

Para a psicóloga, a iniciativa proporciona aos pacientes mais qualidade durante a internação. “Com os jogos oferecemos aos pacientes um material lúdico de uso individual que melhora a ansiedade e inquietação”, concluiu.

Pais e crianças aprovam o tratamento lúdico. Emily Sarmento é mãe do Luís Felipe, de apenas cinco anos. Durante o atendimento da psicologia, a criança brinca com os jogos. “Eu acredito que esse acompanhamento para o meu filho é bom.

O ambiente hospitalar é cansativo e estressante. Com as atividades, ele se desenvolve e distrai. Agradeço a equipe por tudo”, falou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo