UPA e UEI conscientizam sobre doação de sangue
Para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado em 14 de junho, a Comissão de Humanização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul e a da Unidade Estadual de Internação promoveram uma atividade de conscientização com os colaboradores e pacientes sobre a importância da doação de sangue e manter os estoques do hemocentro ativo.
O Assistente social Jorge Menezes explica que a atividade abordou a Campanha de doação de Sangue que acontece em junho, quem pode doar, critérios para doação e onde é realizada, no Hemocentro de Macapá. “A UPA tem um olhar responsável e consciente sobre o quanto o ato de doar salva vidas, por isso realizamos as atividades de conscientização”, disse.
De acordo com a gerente de enfermagem das unidades, Regiane Nascimento, o sangue é composto de vários nutrientes, gases, hormônios; defesa e imunidade do organismo, entre outros. “Ao doar sangue o indivíduo está ajudando quem necessita urgentemente desse item essencial para a sobrevivência, uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas”, explicou.
Para a psicóloga Kellem Silva, a doação é um ato altruísta e de solidariedade que salva vidas. “Uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas e esse é um gesto de amor que pode gerar muitos sorrisos”, finalizou.
Como se tornar um doador de sangue?
É só procurar o Hemocentro do Amapá (HEMOAP), que fica na avenida. Raimundo Álvares da Costa, número: 1093, Setor Central, com seu documento oficial com foto e conferir se atende aos requisitos necessários para doar.
Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam do consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos podem doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. Pesar no mínimo 50 kg. Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.