UPA Zona Sul abraça Outubro Rosa e realiza palestra de conscientização
Especialista diz que prevenção é a melhor forma de lutar contra o câncer de mama, e também de demonstrar amor-próprio.
Com o objetivo de divulgar informações sobre o Outubro Rosa e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul realizou nesta segunda-feira,10, uma palestra educativa para profissionais e público presente.
A enfermeira Luany Ferreira destacou que prevenção é a melhor forma de lutar contra o câncer de mama, e também de demonstrar amor-próprio. “A palestra não só teve o objetivo de conscientizar, mas de estimular e orientar as mulheres a realizarem exames regularmente”, comentou.
Durante a palestra, a equipe abordou a respeito de sintomas, periodicidade dos exames e locais que realizam o procedimento. “O Outubro Rosa exerce uma função de suma importância e é um tema que deve ser abordado o ano todo”, reforçou Luany.
De acordo com o Presidente da Comissão de Humanização e Educação em Saúde, Adriano Prata, além do atendimento médico, as pessoas também recebem na Upa Zona Sul orientações sobre diversos assuntos.
“Hoje, abordamos sobre o Outubro Rosa, e explicamos que o câncer pode ser controlado e curado, que amamentar ajuda na prevenção, que o tratamento e cirurgia de reconstrução de mama estão disponibilizados pelo SUS, que a obesidade após a menopausa, sedentarismo e consumo de bebidas alcoólicas são fatores de risco e que a melhor opção é a prevenção”, concluiu.
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G.