Saúde

UPA Zona Sul e UEI esclarecem sobre aleitamento materno

A unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul e a Unidade Estadual de Internação realizaram uma ação educativa para colaboradores em comemoração ao Agosto Dourado, mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.

De acordo com a enfermeira Lidiani dos Santos das Neves, é importante que os profissionais de saúde saibam os benefícios do aleitamento para que possam ajudar na conscientização dos pacientes, incentivando a prática, principalmente nos seis primeiros meses de vida, onde se recomenda o aleitamento materno exclusivo.

A profissional abordou com os colegas sobre a forma correta da pega, os tipos de leite que a criança terá acesso na mamada, o leite mais aquoso para manter a criança hidratada e o mais gorduroso que mantém fontes calóricas e proteicas da criança. Além disso, falou sobre o tempo que a criança tem que mamar para ter acesso aos dois leites e ensinou como orientar as mães sobre problemas relacionados ao aleitamento, como mastite e fissuras.

“O aleitamento materno é a estratégia que mais previne a mortalidade infantil, em menores de cinco anos. O leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa”, afirmou Lidiani.

A enfermeira destaca que, além de alimentar o bebê, o leite materno possui anticorpos que o protegem contra diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Até os seis meses de idade, é a maior fonte de anticorpos da criança, uma vez que o sistema imune não está desenvolvido.

“Para a criança, o aleitamento materno reduz o risco de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade na vida adulta, favorece o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da face e da fala, bem como da respiração. Para a mãe, fornece vantagens como proteção contra câncer de mama e diabetes tipo 2, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho”, concluiu.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo