UPA Zona Sul e Unidade de Internação promovem blitz educativa sobre Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
A unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul e Unidade Estadual de Internação (UEI) promoveram uma blitz educativa com os colaboradores sobre o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, lembrado em 28 de abril. A ação foi executada pelas psicólogas Gleice Cordeiro e Sheyne Duarte e pelos assistentes sociais Jorge Menezes, Renilda Monteiro e Nataly Silva.
De acordo com a coordenadora de qualidade da UEI e secretária da comissão de Humanização, Ingrid Gibson, os profissionais receberam orientações quanto à necessidade de se buscar medidas para assegurar a saúde e a segurança ocupacional. “O intuito foi trabalhar conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, garantindo assim um ambiente de trabalho mais seguro”, afirmou.
Durante a Blitz, as equipes de psicologia e de serviço social das unidades abordaram sobre a síndrome de burnout, a sobrecarga de trabalho na saúde, o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) e precauções de contato e entregaram folders com as informações da blitz.
“A Síndrome de Burnout (SB) é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão, estresse e esgotamento físico. A principal causa da doença é o excesso de trabalho. Os profissionais de saúde são susceptíveis a desenvolver tal síndrome, pois cotidianamente lidam com situações estressantes”, explicou.
Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
Em 2.003, foi instituído pela OIT o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2.005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. É uma forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos.