Saúde

UPA Zona Sul e Unidade de Internação realizam blitz educativa sobre higiene das mãos

Prática é essencial no combate à infecção hospitalar.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul e a Unidade Estadual de Internação (UEI) realizaram uma blitz educativa em alusão ao Dia Mundial da Higiene das Mãos, lembrado em 5 de maio. A atividade conscientizou colaboradores e pacientes sobre a higienização das mãos, prática essencial no combate à infecção hospitalar.

De acordo com a Responsável Técnica da odontologia da UEI, Malenna Corrêa, a data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da higienização das mãos na prevenção de doenças.

“A higienização das mãos é uma das medidas mais eficazes para prevenir a propagação de infecções. Portanto, lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel ou líquido ajuda a eliminar bactérias, vírus e outros germes que podem causar doenças”, afirmou a odontóloga.

A enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Francinete Vieira , destaca que apesar de ser um hábito básico, a higiene das mãos é ação importante e deve ser feita de forma correta. Por isso, a blitz lembrou sobre os cinco momentos preconizados para a higienização das mãos.

“A adequada higienização das mãos deve ocorrer em cinco momentos: antes de tocar o paciente; antes de procedimentos limpos e assépticos; após o contato com fluídos corporais; após o contato com o paciente e após contato com superfícies e aparelhos próximos ao paciente. Essas medidas parecem simples, mas fazem grande diferença na saúde e bem-estar de todos”, finalizou Francinete.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo