Saúde

UPA Zona Sul lembra Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Em alusão ao Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA Zona Sul) realizou uma palestra para colaboradores e pacientes. Ministrada por uma equipe da Secretaria Estadual de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) formada pela psicóloga Juliana Nogueira, a assistente social Cinara Furtado, a gerente do Núcleo de Proteção Especial (NPE -SIMS), Karla Samila, a atividade teve o intuito do combate a prática dentro das famílias.

A coordenadora da qualidade da Upa Zona Sul, Ingrid Gibson, conta que a ação, que foi idealizada pelo assistente social Jorge Menezes e, abordou com os participantes como combater, verificar os sinais da violência nas crianças e como as famílias podem intervir. “Geralmente o abuso sexual praticado por uma pessoa com quem a criança ou o adolescente possui uma relação de confiança, e que participa de seu convívio”, explicou.

De acordo com o assistente social Jorge Menezes, o objetivo da palestra foi a conscientização de todos pacientes e colaboradores. “É preciso identificar e denunciar tal prática, no disque 100”, finalizou.

Maio Laranja

A Campanha ‘Maio Laranja’ marca ações de prevenção e combate à exploração sexual infantojuvenil. O Maio Laranja foi adotado pelo Senado, a campanha foi instituída por meio da Lei 14.432, de 2022. A norma estabelece que a campanha deve ser realizada no mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O texto foi relatado na Casa pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que destaca a importância da iniciativa para a proteção das crianças e adolescentes no Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo