Saúde

UPA Zona Sul recebe Carreta do Hospital de Amor

Durante ação, mulheres realizaram exames de mamografia e citopatológico de colo de útero (Papanicolau).

A Unidade de Pronto Atendimento – Upa Zona Sul de Macapá começou o mês de março com atenção especial à saúde da mulher. A unidade recebeu na sexta-feira, 1, a Carreta do Hospital de Amor para a realização de exames de mamografia e citopatológico de colo de útero (Papanicolau).

O atendimento aconteceu por livre demanda. Além dos exames, muitas dúvidas foram tiradas por quem procurou os serviços, bem como receberam orientações sobre os cuidados com saúde, a importância e frequência dos exames realizados, enfatizando principalmente, a prevenção como importante aliada na luta contra o câncer, através do diagnóstico precoce.

O intuito da ação é facilitar o acesso aos exames de mamografia e preventivo, que, geralmente, demoram para ser realizados em uma unidade de saúde. Além disso, o impacto das atividades, reforça a importância da política de prevenção do câncer, o que aumenta as chances de cura.

O diretor técnico da Upa Zona Sul de Macapá, Dr. Luiz Miguel, explica que papel do exame é ajudar a identificar o câncer de mama antes do surgimento dos sintomas, período em que seu desenvolvimento já pode estar avançado, diminuindo as chances de cura e aumentando complicações para o tratamento. “É fundamental que haja essa conscientização, políticas públicas e ações como esta, pois o câncer de mama é um dos que mais mata mulheres no Brasil e a Upa está sempre comprometida em promover ações de fácil acesso que resultam em prevenção e qualidade de vida”, afirmou o médico.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025. Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente, depois do de pele não melanoma, com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025.

Usuárias receberam orientações sobre os cuidados com saúde

A Carreta do Hospital de Amor é um serviço de saúde itinerante com o objetivo de fortalecer a rede preventiva contra o câncer de mama e de colo de útero. Detectar a doença na fase inicial aumenta as chances de cura.

Exames

As mamografias realizadas na Carreta têm como função principal detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento e aumentar as chances de cura. Já o exame Papanicolau, tem como estratégia detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença no início, antes que a mulher tenha sintomas. É um exame ginecológico muito importante, pois tem um papel essencial no rastreio do câncer do colo de útero.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo