Saúde

Urina preta: novos casos foram confirmados, mas Governo garante controle dos casos de doença de Haff, e autoriza novamente consumo de pacu no Amapá

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) garantiu nesta sexta-feira, 29, que os casos de síndrome de Haff no estado do Amapá estão sob controle, e que nenhuma outra ocorrência da doença foi registrada nas últimas três semanas.

Os órgãos de saúde monitoravam oito casos associados à doença, registrados de 3 a 9 de outubro. Hoje, a SVS realizou uma entrevista coletiva para dar retorno à população da situação com a doença e confirmar a compatibilidade da doença no resultado de mais 4 pacientes.

“Pode-se dizer que esta doença está controlada, porque até agora nós não tivemos mais nenhum caso notificado”, afirma a doutora Iracilda Costa, diretora executiva de Vigilância em Saúde, integrante da força-tarefa. A equipe reafirma que o comércio e o consumo de todos os tipos de peixe não têm mais nenhuma restrição, ressaltando que os peixes comercializados na região do Amapá são seguros e fiscalizados frequentemente.

Amapá não tem mais restrições de consumo de pescado

Dos 8 casos, 6 foram descobertos no hospital de Santana, 1 no Hospital de Emergências, em Macapá, e outro na família de um dos portadores da doença, que estavam sendo acompanhados pela equipe clínica da força-tarefa. Não houve nenhum agravamento da doença. O único que permanece internado é um idoso que sofre de mais comorbidades além da doença.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo