AmapáCovid-19

Usinas de oxigênio chegam nesta sexta-feira ao Amapá


Equipamentos serão enviados para os municípios de Oiapoque e Laranjal do Jari

As duas usinas geradoras de oxigênio, doadas pelo Ministério da Saúde (MS), chegam nesta sexta-feira, 12, ao estado. A informação foi confirmada pelo MS, que fez a doação dos equipamentos para retaguarda em caso de falta de oxigênio para pacientes graves do novo coronavírus.

As usinas serão enviadas para o Oiapoque e Laranjal do Jari, por serem os dois municípios nos extremos do estado, e pela dificuldade de acesso durante o período de inverno amazônico. O pedido de doação foi feito em fevereiro, quando Laranjal do Jari teve 100% da ocupação de leitos clínicos no município.

O Amapá também recebeu na última semana 30 concentradores de oxigênio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Os equipamentos captam o oxigênio do ar ambiente e devolve ao paciente de forma filtrada e pura, com capacidade para manter a saturação acima de 90%.

As geradoras chegam em momento oportuno, tendo em vista que o governo do estado declarou colapso sanitário por conta do grande aumento de infectados, e de casos graves, além da nova variante circulando desde janeiro na capital.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo