Saúde

Usuários do CAPS AD participam de programação especial no museu Sacaca

Usuários do Centro de Apoio Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPS AD) participaram de uma programação especial nesta quarta-feira, 19, em alusão ao dia mundial da saúde mental,celebrado no último dia 10 de outubro. A ação aconteceu no museu Sacaca e proporcionou diversas atividades aos pacientes.

Durante toda a manhã a equipe multiprofissional do Centro proporcionou aula de zumba, yoga, ginastica laboral, visitas guiadas aos espaços do museu, além de apresentações culturais como a do cantor Wanderlei Andrade que deu uma palinha na programação.

A gerente do Centro, Aynoã Ariátina, explicou que levar os usuários para atividades em ambientes externos contribui no tratamento, pois faz com que eles se sintam inseridos na sociedade. “A maioria deles tem laços familiares deficitários, e trazê-los para atividades externas faz com eles se sintam parte da sociedade, contribuindo para sua reinserção social”.

Aynoã Ariátina, gerente do CAPS (Foto: Celiane Freitas)

Ela também explica que o Caps oferece diversos atendimentos para pessoas que fazem uso abusivo de alguma substância. “No Caps oferecemos terapias em grupo e individual, e também realizamos grupos de terapia familiar por entendermos que a família também sofre nesse momento. Na terapia ajudamos eles a lidar com essa pessoa e entender que em muitas situações não é uma escolha do paciente estar nessa situação, já que o uso abusivo de substâncias acontece por uma série de fatores”.

Profissionais do CAPS realizam acolhimento e registro de usuários (Foto: Celiane Freitas)

O CAPS é um centro de portas abertas, sendo que qualquer pessoa a partir dos 18 anos que sinta que precisa de ajuda pode buscar atendimento. No local é realizado o acolhimento, registro e encaminhamento para os profissionais que compõe a equipe de saúde.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo