Usuários do Centro de Atenção Psicossocial do Amapá recebem ação de saúde bucal
O Governo do Estado promoveu nesta quarta-feira, 18, uma ação de saúde bucal para usuários do Centro de Acolhimento Psicossocial para Álcool e outras Drogas (Caps AD). A iniciativa integra o projeto piloto idealizado pela Coordenação Estadual de Saúde Mental, para levar atendimentos e cuidados odontológicos aos pacientes da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Amapá.
A ação contou com parceria da Coordenação Estadual de Saúde Bucal (Cesb) e Associação Brasileira de Odontologia (ABO-AP), que ofertaram serviços clínicos, distribuição de kits para higiene bucal, triagem para possíveis patologias e encaminhamentos em caso de necessidade, ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Para o usuário Amarildo Lima, a ação de saúde bucal vai fazer a diferença na sua vida, ele fala com alegria da satisfação de receber os atendimentos. “Que coisa boa né, meus amigos todos vieram também, é bom ter ações como essa. Foi aqui que eu recuperei a minha vida, graças a Deus, a minha esposa que me ajudou e ao Caps”, afirmou seu Amarildo.
O coordenador estadual de Saúde Mental, André Romero, enfatizou que essa é a primeira ação de muitas que ainda estão sendo planejadas pela gestão. “Nós demos o primeiro passo do projeto piloto de atenção em saúde bucal. Com a parceria entre a nossa coordenação e a Cesb, podemos ofertar um atendimento mais especializado e completo para os nossos usuários da rede. É uma interligação de serviços necessários para todos”, enfatiza o coordenador.
O espaço de acolhimento do Caps, em Macapá, também recebeu palestras sobre a importância da atenção à saúde e os cuidados diários para manutenção da higiene bucal como forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outras patologias.
Odontólogos também avaliaram possíveis lesões na região bucal dos pacientes, triando clinicamente os usuários e agilizando atendimentos através do aplicativo, “Tele-estomatologia Amapá”, lançado em setembro pelo Governo do Amapá, que reúne uma rede de médicos para diagnósticos e tratamentos do câncer de boca, cabeça e pescoço.
“Estamos trabalhando na reeducação em saúde bucal para os usuários, mostrando os riscos do tabagismo e sua relação com o câncer de boca. Assim pretendemos estender esses atendimentos, aumentando o alcance do debate sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce”, ressalta a coordenadora da Cesb, Cássia Klein.
Caps AD
O Centro de Acolhimento Psicossocial para Álcool e outras Drogas (Caps AD), atende pessoas a partir de 18 anos com entrada espontânea ou encaminhadas de outros serviços. Atualmente possui 4 mil cadastros no sistema, destes, 535 são usuários regulares e recebem atendimento semanal.
A unidade conta com uma equipe multiprofissional de acolhimento, entre psicólogos e assistentes sociais, que avaliam as necessidades do paciente e constroem um projeto terapêutico para cada usuário. O Caps AD está localizado no Avenida Cora de Carvalho, 1731, no bairro Santa Rita. O horário de funcionamento é das 8h às 18h.