Vernissage “Asas: pinturas de pássaros da Amazônia Amapaense” da artista Vanea Ávlis acontece nesta sexta no Sesc Centro
Nesta sexta-feira, 29, acontece a vernissage “Asas: pinturas de pássaros da Amazônia Amapaense”, da artista plástica Vanea Ávlis, às 19h, no último piso do Sesc Centro. A exposição ficará aberta para visitação até o dia 26 de novembro, das 8h às 18h, com entrada gratuita.
As obras foram criadas no período pandêmico de 2020, onde a artista destaca a necessidade humana de ir em busca do seu desenvolvimento emocional pela inteligência, sabedoria e sociabilidade. “A observação da inigualável beleza dos pássaros em sua residência, despertou o interesse por mais informações sobre os pássaros que são imaginados por diversas culturas como mensageiros de mudanças positivas”, explica a artista.
Simbolicamente, relata Vanea que anunciam a liberdade absoluta, onde são regidos pelos instintos de liberdade. A filosofia faz uma analogia na mitologia, fazendo com que o sonho do grego Ikapoʕ (Ícaro, personagem da mitologia grega), que tinha o sonho de voar, se realizasse por alguns instantes.
A busca por mais informações e imagens levaram a artista às fotografias de pássaros da Amazônia amapaense, registradas pelas lentes dos fotógrafos Eude Rocha e Marcelo Martins, e, ao Livro Vermelho da Fauna brasileira ameaçada de extinção-Vol.III 2018, entre outras referências de pinturas do Brasil e no exterior.
“As obras foram criadas com pinturas em acrílico sob papel Canson 180g, onde as cores utilizadas evidenciam a riqueza natural dos pássaros da Amazônia”, destaca Vanea.
Perfil
Vanea Ávlis é artista e arte-educadora, professora de Artes, entre as atividades exercidas pela artista estão a fotografia, a pintura, também atriz e diretora de Teatro. No audiovisual, é produtora, roteirista e diretora do documentário “Vem que eu te conto”, de 05 capítulos de 26 minutos, de 2017 e “Mercado Central; as pessoas, a poesia e o tempo”, finalizado em fevereiro de 2021.