Amapá

1ª TecnoAgro de Tartarugalzinho leva novas técnicas de manejo a produtores rurais e dá mais qualidade à produção

Desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis, turismo e empreendedorismo conduziram a 1ª ExpoAgro realizada pelo Governo do Amapá no município de Tartarugalzinho. O evento iniciou na quinta-feira, 3, e foi até domingo, 6.

A programação concentrou o comércio de produtores rurais e empreendedores, seminários técnicos e atrações culturais.

O governador, Waldez Góes, visitou o local do evento no dia de encerramento. Acompanhado do prefeito Bruno Mineiro, ele enfatizou que a ExpoAgro, realizada em parceria com a Prefeitura de Tartarugalzinho, faz parte do circuito TecnoAgro, uma estratégia do Estado para fomentar a agricultura familiar e incentivar o setor produtivo de acordo com as potencialidades de cada município.

Góes citou, entre as vocações produtivas de Tartarugalzinho, a mandiocultura, a piscicultura e criação de búfalos. O governador avalia que o mercado para produtos do município segue ampliado, a partir de ações de incentivo para o setor, como o Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI).

“Tartarugalzinho é um dos municípios que mais desenvolveu projetos para o PPI e que conseguiu dobrar a área de plantio, está em pleno crescimento do setor e que tem na ExpoAgro a oportunidade para melhorar a qualidade da produção e ter acesso a novas técnicas de manejo”, destacou o governador.

O chefe do Executivo ressaltou, ainda, o compromisso com o desenvolvimento da produção agropecuária e extrativista amapaense. Ele lembrou do Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) para 2023, enviado para apreciação da Assembleia Legislativa (Alap) e que prevê R$ 60 milhões em investimentos para o setor produtivo no próximo ano.

É um compromisso que mantemos, com incentivo aos nossos trabalhadores rurais e também na exposição de seus resultados neste grande balcão de negócios, que também fomenta o turismo local”, concluiu.

Quem comemorou a oportunidade, recebida com otimismo, foi a empresária Sandra Siqueira. Ela administra uma empresa de beneficiamento da mandioca e comercializa seus subprodutos em diversos supermercados da capital. “Vim à ExpoAgro dialogar com os produtores e a nossa perspectiva é adquirir toda a mandioca que for produzida ano que vem, já aproveitando essa ampliação de resultados”, celebrou Sandra.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo