Ijoma lança campanha Novembro Azul para incentivar homens a cuidar da saúde
Os homens vão menos ao médico do que as mulheres, informação comprovada pelas estatísticas do Sistema Único de Saúde, o SUS. Porém, passar por consultas médicas, especialmente as preventivas, é fundamental para cuidar da saúde. Para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção de doenças, existe o Novembro Azul, que visa, principalmente, o combate ao câncer de próstata. O Instituto de Prevenção do Câncer Joel Magalhães – IJOMA- preparou uma programação para o mês de novembro, com o intuito de incentivar o homem a fazer seus exames preventivos.
Desde 2014, o IJOMA realiza essa ação direcionada à saúde masculina. De acordo com o presidente do instituto, padre Paulo Roberto Matias, a campanha é importante para desconstruir preconceitos, e informar a população sobre os cânceres que mais agridem a saúde dos homens no Brasil, como o câncer de próstata, seguido dos cânceres de pulmão e garganta, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). “O homem precisa entender que o preconceito e o machismo não podem prevalecer sobre a defesa da vida”, afirma Padre Paulo.
A campanha Novembro Azul do IJOMA, que este ano tem como tema “Prevenção: Somos Todos Responsáveis”, inicia no dia 07 de novembro com um coquetel para os pacientes, na sede do Instituto. Nas quartas-feiras, intituladas como Quarta Azul Consciente, vão acontecer palestras de incentivo aos pacientes homens para realizarem seus exames preventivos.
A programação contará, também, com uma pedalada pela capital Macapá, que ocorrerá no dia 18 de novembro. A largada será em frente ao mercado central, às 17h. A programação termina no dia 30 de novembro, com uma ação social no período da manhã, no instituto.