DireitoEducação

Professores do Município receberão piso salarial nacional no pagamento do mês de outubro

Nesta sexta-feira, 15, ocorreu na Prefeitura de Macapá a sessão solene para anunciar a implantação do piso nacional dos professores, de R$ 2.886,00, que será pago ainda neste mês de outubro para 1.896 servidores da Educação. 

De acordo com a vice-presidente da Executiva Municipal do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap), Iara Marques, todos foram pegos de surpresa com a notícia, pois o piso salarial nacional é uma reivindicação antiga, e em 2015 os professores ganharam na Justiça e a Prefeitura de Macapá tinha obrigação de cumprir.

“Essa implementação é resultado de uma ação ajuizada desde 2015, e a prefeitura está cumprindo com essa decisão. Estamos felizes nessa data de hoje, Dia dos Professores, mas queremos saber como será feita essa implementação, de que forma será incorporado o piso, ainda temos os outros profissionais da educação que também estamos lutando pelos seus direitos. Queremos uma mesa permanente de negociação para tratarmos de várias demandas da área da Educação”, informa Iara Marques”. 

Iara Marques, vice-presidente da Executiva Municipal do Sinsepeap

O secretário municipal de Educação, Edielson Silva, informou que o salário do professor é formado pelo vencimento base e as vantagens de acordo com as caraterísticas de seu contrato absorve, no caso do piso, ele é implementado no valor do vencimento básico do professor. Esse vencimento altera e, consequentemente, as suas gratificações. “O piso nacional é uma reivindicação antiga dos professores, e nos preparamos para fazer essa implementação. A data hoje foi mais que simbólica, é mais que um presente, é uma conquista de classe”, destacou. 

Secretário municipal de Educação, Edielson Silva

O prefeito de Macapá, Antônio Furlan, disse que o momento é especial para fazer o anúncio e garantir esse direito, e destacou que a gestão está trabalhando para atender outras categorias da esfera municipal. “Sabemos que para os profissionais possam se dedicar melhor, ter mais segurança e fazer um bom trabalho é sua garantia de salário, de forma justa e com seus direitos garantidos”, salientou. 

Prefeito de Macapá, Antônio Furlan

A professora municipal Carla Costa, representando os professores, lembrou que é a primeira vez que a sua classe recebe o piso nacional em Macapá. “Estamos extremamente felizes pela conquista e, finalmente, receberemos nosso piso nacional”, disse emocionada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo