Amapá envia mais 10 militares a Brasília para compor efetivo contra atos antidemocráticos
Nesta terça-feira (10), o Governo do Amapá enviou mais 10 policiais militares a Brasília que irão dar suporte à Força Nacional de Segurança Pública. O envio de militares é um ato simbólico que reafirma o compromisso do Governo do Estado com a defesa da democracia, contra as ações extremistas que ocorreram no último domingo, 8, na capital do país.
Até o momento, o grupo de policiais conta com o aporte de 20 militares, entre eles 3 mulheres e 17 homens que completam o efetivo do Amapá em Brasília, DF.
A tropa de militares é enviada para o Batalhão Escola de Pronta Resposta (BEP) que é a sede da Força da Nacional, em Gama, DF, onde é feito o alojamento e logística de equipamentos. Todo aparato e fardamento é oferecido pelo programa de cooperação federativa do Governo Federal.
Ainda na segunda-feira, 9, o governador do Amapá, Clécio Luís, e o vice-governador, Teles Júnior, se reuniram com representantes de órgãos da Segurança Pública; Ministério Público (MP); Justiça; e Poder Legislativo, que, juntos, decidiram criar um Comitê Estratégico Institucional e Intersetorial para evitar atos antidemocráticos no estado.
A medida foi adotada um dia após os movimentos do último domingo, 8, que invadiram e depredaram os prédios do Supremo Tribunal Federal (STF), do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto em Brasília (DF).