Covid-19

Amapá não registra novos casos de covid-19 pela segunda vez durante a pandemia

O boletim epidemiológico desta sexta-feira, 8, não registrou nenhum caso de covid-19 no Amapá – ao longo da pandemia, é a segunda vez que não há casos diários notificados. No último domingo, 3, também não houve registros. Trata-se de um marco no combate à doença, resultado do trabalho contínuo do Governo do Estado para o avanço da vacinação nos municípios e proteção à vida.

O cenário de queda é um reflexo do último parecer epidemiológico da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que trouxe a redução de mais de 99% no registro de novos casos, no comparativo entre janeiro e março. Na semana epidemiológica de 27 de março a 2 de abril, foram 26 novos casos registrados. Já na semana atual, até esta sexta-feira, foram contabilizados apenas 13 casos, 50% a menos do que na semana anterior.

Em relação aos óbitos, o mês de março registrou cinco mortes provocadas pela doença, o menor número contabilizado em um mês desde o início da pandemia.

“Os números são resultados das medidas adotadas pelo Governo do Estado desde o início, como lockdowns, distanciamento social, uso de máscaras e fiscalizações constantes. Tudo isso permitiu que o Amapá avançasse para as liberações mais atuais, como uso facultativo de máscara facial em ambientes abertos e fechados, com exceção das escolas, ambientes hospitalares e transportes coletivos. O que nós visamos é a proteção da vida e a garantia da volta à normalidade”, destaca Celisa Melo, superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá.

As quedas também têm ligação direta com a vacinação no Amapá.  Até o momento, o Estado já distribuiu 1.329.717 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 1.078.042 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 781.594 pessoas. Deste total, até a última atualização, 70,05% receberam a primeira dose da vacina e 68,28% foram imunizadas com a 2ª dose, dose única, dose de reforço e adicional. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo