Amapá

Amapá tem 296 novos casos confirmados de sarampo

O Amapá além da pandemia do coronavírus vive um surto de sarampo. De acordo com ultimo boletim epidemiológico divulgado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) 296 novos casos da doença foram registrados. Agora dos 16 municípios do estado, oito já apresentam casos confirmados.

Os municípios que apresentam o maior número de casos é a capital Macapá com 166 pessoas infectadas pelo sarampo, seguido de Santana com 114 casos. A maior incidência da doença entre crianças foi observada na faixa etária de até 9 anos. Já entre os adultos com idade entre 20 e 49 anos foram os mais infectados.

Para conter o surto de sarampo no Amapá, os órgãos de saúde colocam em prática a ação de varredura vacinal da tríplice viral, visitando as casas da população nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Porto Grande e Oiapoque.

A tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola, faz parte do calendário de rotina das vacinas para crianças e continua disponível para qualquer pessoa até 59 anos de idade. Caso a pessoa não se lembre ou nunca tenha tomado a vacina, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e se vacinar.

Confira os municípios com casos confirmados:
Macapá – 166
Santana – 114
Mazagão – 7
Oiapoque – 3
Ferreira Gomes – 2
Tartarugalzinho – 2
Porto Grande – 1
Pedra Branca – 1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo