Saúde

Arteterapia na UPA Zona Sul: Paciente transforma em arte sentimentos da vida para superar internação e ter “vontade de vencer”


O paisagista Urielson da Silva Bastos usa seu tempo de internação na Unidade de Pronto Atendimento da Zona Sul de Macapá para transformar em arte a luta para restabelecer a saúde. Ele tem 44 anos, é natural de Macapá e se recupera em um dos leitos da unidade.
“Esses desenhos eu faço para passar o tempo e exprimir o que sinto de importante. A arte é uma forma de colocar em forma de desenhos a vontade de vencer e ser feliz. Fazer arte deixa a gente mais satisfeito, ocupa o tempo e faz a gente ficar mais tranquilo no ambiente hospitalar”, comenta.
A equipe multiprofissional providenciou papel e lápis de cor para Urielson e o deixa à vontade em uma enfermaria de isolamento para que ele coloque seus sentimentos em forma de desenho. Segundo a gerente de enfermagem Regiane dos Santos Nascimento a arte é um recurso importante para reduzir o estresse de pacientes e para sua saúde mental. “Nesse mês de janeiro, em especial, há um esforço concentrado de todas as unidades de saúde do Brasil contido na campanha Janeiro Branco, destinado à saúde mental. Isso fortalece nossa campanha junto a colaboradores e pacientes também”, frisa.
Um dos desenhos preferidos de Urielson é o que ele intitulou “Encontro das Almas Gêmeas” e representa os opostos se completando. Outro preferido é o que mostra uma mão pulsando o pulmão da Amazônia.
O diretor técnico da UPA Zona Sul de Macapá, Leonardo Martins explica que a unidade disponibiliza para pacientes em condições de desempenhar alguma forma de arte ou outra expressão os meios necessários. “Isso reflete de forma muito positiva em uma interação do paciente com as equipes assistenciais e se reverte em melhoria significativa no tratamento. Temos toda atenção para garantir esse tipo de atividade”, finaliza.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo