Casos de covid-19 aumentam mais de 80% e deixam estado em situação de alerta
Governo orientou que os municípios exijam a apresentação do cartão de vacina com as duas doses para participação em atividades presenciais.
O último relatório Epidemiológico do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp), traz o aumento de 83,29% nos casos de covid-19 no estado. A taxa de ocupação de leitos também vem acompanhando esse crescimento, com 19,67% para UTIs e de 22,81% para leitos clínicos.
Com o aumento, o Governo orientou que todos os municípios exijam a apresentação do cartão de vacina com as duas doses para participação em atividades presenciais e eventos realizados em boates, casas de show, casas de espetáculos e shows artísticos, além de que também devem cumprir o limite de 50% da taxa de ocupação do espaço.
Os dados do Coesp também apontam que das internações, 50% são de pacientes não vacinados. Outros 36% tomaram as duas doses da vacina e 14% apenas uma dose.
Para reduzir o avanço de casos, o Governo reuniu com os prefeitos dos 16 municípios para orientar sobre estratégias que devem ser adotadas, como ações de vacinação para todas as faixas etárias vacináveis, buscando a imunidade coletiva.
Outra medida que será implantada será a reativação de 12 leitos na UPA da Zona Sul e, até sexta-feira, além de 30 novos leitos que servirão de retaguarda para atendimento de pessoas com covid-19.