AmapáCovid-19

Classificação roxa: no Amapá taxa de ocupação de leitos ultrapassa 90%

A taxa da ocupação de leitos da rede pública e privada de saúde ultrapassou 90% no estado do Amapá, aponta o último boletim epidemiológico, divulgado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). De acordo com o boletim a rede publica já tem 92% de leitos de UTI ocupados e 94,6% de ocupação dos leitos privados, colocando todo o estado em classificação roxa.

Já os leitos clínicos têm índices ainda maiores. Dos leitos clínicos da rede estadual 93,3% estão ocupados, e 97% dos leitos privados. O documento também aponta que o perfil dos internados mudou, com a maioria dos casos com pacientes de idade entre 20 e 59 anos.

“Nos últimos quinze dias fizemos a ampliação de mais 20 leitos de UTI, chegamos a 269 leitos entre clínicos e de terapia intensiva abertos, e mesmo assim estamos com mais de 90% de ocupação e isso é muito preocupante. Hoje de todos os 173 leitos abertos no HU somente 01 paciente tem acima de 80 anos, os outros todos estão na faixa etária entre 20 e 59 anos que tem apresentado um crescimento assustador” comentou o secretário da saúde, Juan Mendes.

Em coletiva o governador do Amapá anunciou para os próximos 15 dias a implantação de mais 60 leitos, sendo 40 de UTI e 20 clínicos, além de lockdown a partir do dia 18 de março.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo