Covid-19

Covid-19: profissionais e estudantes passam por treinamento para realizar testagem em massa em Oiapoque

Profissionais da saúde e estudantes passaram por um treinamento para atuar na testagem em massa da população no município de Oiapoque para a covid-19. Os testes já iniciaram em livre demanda, onde qualquer pessoa pode ser testada, bastando procurar um ponto de coleta.

Atualmente, o município enfrenta um surto de contágio do coronavírus, que segundo especialistas, pode ser atribuído as características da área de fronteira, que possui grande circulação de pessoas de fora do Estado, onde há a presença da variante delta que é altamente contagiosa.

O treinamento foi realizado pelo Laboratório de Fronteira (Lafron), que é uma unidade da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) que realiza a vigilância laboratorial na fronteira (Oiapoque- Guiana Francesa).

No total, foram treinadas 15 pessoas que aplicarão o teste rápido antígeno, considerado de alta eficiência e tem o resultado em torno de 15 minutos. Entre elas, estão acadêmicos do curso de enfermagem do campus binacional da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que atuaram de forma voluntária na ação, e 5 profissionais do município, sendo 4 farmacêuticos e 1 auxiliar de enfermagem.

“Esse treinamento capacitará os profissionais para auxiliar na testagem em massa da população de Oiapoque, onde todos estarão em campo, na linha de frente para monitorar os casos”, afirmou o gerente do Lafron, Valmir Corrêa.

Inicialmente, estão disponíveis 26 mil testes doados pelo Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). Para realizar o exame interessados devem procurar a Paróquia Nossa Senhora das Graças, na região central do município.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo