AmapáCovid-19

Covid-19: testes rápidos de antígeno chegam ao Amapá para agilizar diagnósticos

Chegou ao Amapá 20 mil testes rápidos que diagnosticam a infecção por coronavírus através de antígeno, capaz de identificar se a pessoa tem ou não o vírus presente com mais eficiência e num tempo mais curto. Os testes foram doados pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para agilizar diagnósticos no estado.

Os testes de antígeno são mais eficazes que os exames realizados desde o inicio da pandemia nos municípios do estado. Os novos detectam a presença de anticorpo com 97% de eficiência e o resultado sai em 30 minutos, e são recomendados pela OPAS em pacientes com até 10 dias de sintomas.

De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) os testes serão disponibilizados para os 16 municípios de forma proporcional e de acordo com a necessidade, e usados, preferencialmente, em unidades de referência para a doença (centros Covid), serviços de pronto atendimento e barreiras sanitárias, portos e aeroportos.

“O teste antígeno é mais moderno e tem a possibilidade de detecção segura e rápida em casos ativos. Dessa forma podemos fazer uma investigação epidemiológica mais precisa.”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia.

A SVS também fará a compra de mais testes desse tipo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo