Amapá

Defesa Civil alerta: Jari corre risco de enchentes

A defesa Civil Municipal do município de Laranjal do Jari vem monitorando desde o mês de fevereiro o crescimento do nível do Rio Jari e alerta, há riscos de enchentes durante os meses de abril e maio. É o que afirma o Coordenador da Defesa Civil, Erbson Souza.
Segundo ele, o nível está sendo monitorado de seis em seis horas e, nos últimos três dias, houve crescimento de 40 centímetros.


A Defesa Civil Municipal tem a função de articular e coordenar ações preventivas, de socorro, assistenciais e de recuperação, com o objetivo de salvar vidas, assistir à população afetada e evitar prejuízos, recuperando ou reconstruindo cenários afetados por calamidades, quando necessário. Sua estratégia está centrada no planejamento e desenvolvimento de medidas que evitem desastres ou os minimizem.

Gabinete de crise
Erbon informou que ainda na tarde desta quinta-feira, 1, haverá uma reunião com o prefeito Márcio Serrão e secretários de governo, para que seja montado um comitê de crise para, caso aumente significativamente o nível do Rio Jari, medidas sejam tomadas. “Teremos cuidado em caso de inundações para não ocorrer aglomerações. Estamos verificando já com as pessoas se tem parentes para que possam ir para essas casas, onde não alagam”, disse ele.


Também irão tratar sobre aluguel social e se caso o rio aumentar mais ainda, verificar as salas de aula para serem disponibilizadas às famílias. “Estamos trabalhando com antecedência caso ocorra essa enchente, alertou.


Caso alguém precise de ajuda pode ligar para a Defesa Civil 981148806. “Avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil sobre áreas afetadas pela inundação”, finalizou Erbson.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo