Delegacia de Meio Ambiente apreende madeira ilegal no Maracá
Agentes da Polícia Civil, da Delegacia de Meio Ambiente (DEMA), coordenados pelo Delegado Titular Wellington Ferraz, fizeram apreensão de madeira ilegal na região do Maracá, município de Mazagão. O material renderia ao menos R$ 8 mil reais.
A ação faz parte da Operação Guardiões dos Biomas. “Os investigadores estavam em diligência afim de constatar área de extração ilegal de madeira, obtida a partir de denúncias anônimas. Na área em questão, os policiais encontraram em diversos pontos árvores derrubadas e algumas madeiras beneficiadas. Ao fazer o mapeamento do local, a equipe se deparou com um caminhão aberto que estava entrando em um dos ramais”, disse Wellington Ferraz.
Os agentes fizeram a abordagem de 3 cidadãos que ali estavam, bem como a revista no veículo. No automóvel, foi encontrada uma motosserra, bem como gasolina e óleo lubrificante. Depois de questionados pelos policiais, um dos senhores assumiu que estavam indo buscar uma madeira dentro da área de mata e que os outros dois estariam trabalhando para ele.
Ele também informou que poderia levar os agentes até o local exato das madeiras que seriam retiradas, pois já estava próximo. Por não apresentarem nenhum documento da origem da madeira tipo Documento de Origem Florestal – DOF, tampouco da motosserra, os envolvidos foram levados para a Delegacia de Mazagão, onde foram apresentados para o Delegado Victor Souto para os devidos trâmites legais.
Foi lavrado contra o suposto proprietário da area APF pelo art. 46 da 9605/98 e pela crime de receptação. A integração entre as diversas delegacias de polícia civil do interior é peça chave no combate aos crimes ambientais no Estado.
Os nomes não foram divulgados pela polícia.