Saúde

Unidade Estadual de Internação de Macapá adere à Campanha Outubro Rosa com Blitz educativa

O Outubro Rosa é o mês de voltado ao combate ao câncer de mama e de colo de útero, celebrado anualmente desde 1990. Com o objetivo de divulgar informações sobre o tema e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, a Unidade Estadual de Internação (UEI) realizou uma blitz educativa para abordar o tema com pacientes, acompanhantes e colaboradores.

A ação, que foi promovida pela Comissão de Humanização e Educação em Saúde (COHUMES), em parceria com o setor de psicologia, possibilitou a disseminação de informações como a importância da realização dos exames de mamografia, que é recomendado para mulheres de 50 a 69 anos uma vez a cada dois anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer.

“O exame, de acordo com recomendações médicas, geralmente é complementado por biópsias, ultrassom das mamas e algumas vezes a ressonância magnética. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo quando não há sintomas”, reforçou o presidente da COHUMES, Adriano Prata.

A equipe destacou que a informação salva vidas. Além disso, explicaram que o câncer pode ser controlado e curado; que amamentar ajuda na prevenção; que o tratamento e cirurgia de reconstrução de mama estão disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); que a obesidade após a menopausa, sedentarismo e consumo de bebidas alcoólicas são fatores de risco e que homens também desenvolvem câncer de mama, mas estima-se que a incidência nesse grupo representa apenas 1% de todos os casos da doença.

“Para o câncer de mama, a melhor opção é a prevenção”, reforçaram.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo