Cultura

Documentário amapaense de Rayane Penha é finalista em Festival de New York

A cineasta amapaense Rayane Penha recebeu nesta quarta-feira, 6, a notícia que seu documentário Utopia é um das finalistas ao prêmio de melhor documentário do New York International Women Festival. 

O documentário conta história do garimpo, lugar de trabalho do pai da diretora. A priore, ele seria um filme ficção, mas, devido ao seu pai Raimundo Moraes Penha, que lhe ajudou na produção em seu primeiro projeto e queria muito que ela fizesse um filme com ele, começou a escrever sobre sua história no garimpo, mas uma tragédia aconteceu, seu Raimundo veio a sofrer um acidente no local de trabalho e faleceu. Deixando a cineasta arrasada e em luto.

“Amigos meus me incentivaram a continuar o filme, mas resolvi contar a história sobre esse processo de luto, da perda e da vida desses trabalhadores que se arriscam nos garimpos para encontrar ouro”, relembra Rayane. O projeto do documentário “Utopia” passou no 1º Edital de Produção Audiovisual – FSA do Estado do Amapá 2017/2018, e recebeu recursos para ser executado, foi produzido pela Catraia Filmes e dirigido por Rayane Penha.  

Documentário retrata vida e perdas no garimpo

Mas Utopia iria ainda mais longe, quando a organização do New York International Women Festival entrou em contato com a diretora para que ela participasse do festival, pois acreditavam que o documentário tinha os requisitos certos. No entanto, Rayane não tinha o valor necessário para fazer a inscrição, vendo a situação dela, eles deram um desconto.  

“Eles me ofereceram 50% de desconto, mas mesmo assim ainda estava alto, cerca de 125 reais, eu botei no twitter a notícia que o festival entrou em contato comigo, mas eu estava sem grana. Amigos fizeram uma vaquinha online e levantaram o valor e eu inscrevi o filme e agora saiu o resultado que estamos entre os finalistas. Agradeço a todos que ajudaram e os que torcem para o audiovisual e valorizam a nossa cultura”, lembra Rayane.  

O Festival

O New York International Women Festival é um festival competitivo sazonal dedicado ao estilo cinematográfico e ao olhar feminino no cinema. É um festival que valoriza o trabalho das cineastas. Procuram uma perspectiva única e inovadora das cineastas para apresentá-las e promovê-las. Também aceitam projetos dirigidos por diretores não mulheres que têm algo importante a dizer sobre a feminilidade.

Também na segunda parte do Festival Valoriza o estilo e a moda de um filme. Independentemente do gênero do cineasta, o objetivo é focar nas características estilísticas do cinema para ver quais elementos tornaram um filme significativo, para ver como os movimentos da câmera ou cenografia foram capazes de criar um ambiente único para o filme ser ambientado e veja como os maquiadores, designers de produção e figurinistas foram capazes de adicionar sua visão única a essas obras de arte.

Ficha Técnica:
Documentário Utopia
Argumento, Direção e Produção Executiva: Rayane Penha
Direção de Fotografia: Régis Robles
1º Assistente de Fotografia: Cézar Moraes
Produção de Campo: Silvana Eduvirgens
Som Direto: Klebson Reis
Montagem: Rodrigo Aquiles Santos E Mc Super Shock
Chefe De Maquinário E Elétrica: Marivaldo Rocha
2º Assistente De Fotografia E Assistente De Maquinário: Victor Vidigal
Direção De Arte (Performances) e Makin Off: Luiza Nobre
Trilha Original: Aron Miranda
Mixagem e Masterização: Saturação
Imagens de Arquivo (Raimundo Penha): Cassandra Oliveira e Tami Martins
Colorização E Finalização: Saturação
Identidade Visual: Rogério Araújo (Casa Da Floresta)
Interpretação das Cartas Voz Off: Jones Barsou
Motorista: Cezar Torres

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo