Em eleição, membros do MP-AP votam e definem lista tríplice para procurador-geral de Justiça, biênio 2023/2025
Os membros do Ministério Público do Amapá (MP-AP) votaram nesta segunda-feira (5), para formação da lista tríplice para escolher o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), para o biênio 2023/2025. A Eleição foi conduzida pela Comissão Eleitoral, formada pela PGJ da instituição, Ivana Cei, e pelos promotores de Justiça Éder Abreu e Vinicius Carvalho.
A abertura do processo eleitoral ocorreu às 8h, na sala de reuniões da Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco, e transcorreu até 13h. Concorreram ao cargo o procurador de Justiça Nicolau Crispino e os promotores de Justiça Paulo Celso Ramos e Alexandre Monteiro.
A eleição
Os membros puderam votar em até três nomes, com opção de votar em branco ou nulo, de forma on-line, por meio do Sistema Votus, que vem sendo utilizado nos últimos pleitos internos, e possibilita que a votação seja por meio de computador, tablet ou celular com acesso à internet. Dos 82 aptos a votar, 100% dos membros participaram da votação virtual, sendo 10 procuradores de Justiça e 72 promotores de Justiça, em atividade.
Alexandre Monteiro foi o mais votado, com 64 votos, seguido de Nicolau Crispino, com 51 votos, e em seguida, Paulo Celso Ramos, com 50 votos.
Acompanharam presencialmente o resultado oficial, além dos membros da Comissão e dos candidatos: a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Clara Banha; a corregedora-geral adjunta do MP-AP, Estela Sá; a coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Socorro Milhomem; a coordenadora da Coordenação-Geral dos Centros de Apoio Operacional, Judith Teles, bem como servidores do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI).
A PGJ Ivana Cei encaminhará formalmente a lista tríplice para o governador Waldez Góes, que terá o prazo de 15 dias para nomear o procurador-geral de Justiça para o próximo biênio.