Empatia é tema de palestra na UPA e UEI; Atividade abordou a importância de um ambiente acolhedor e agradável, onde o trabalho em equipe seja valorizado
Com a missão de oferecer um ambiente de trabalho humanizado, pautado na empatia, a equipe de psicologia da Unidade de Pronto Atendimento Zona Sul (UPA) e da Unidade Estadual de Internação realizou uma palestra para os colaboradores com o tema ‘a relevância da empatia no ambiente de trabalho’. Conduzida pelas psicólogas Kellen Silva e Silvia Melo, a atividade abordou a importância de proporcionar um ambiente acolhedor e agradável, onde o trabalho em equipe seja valorizado.
De acordo com a Silvia Melo, empatia é definida como a habilidade de compreender emocionalmente outra pessoa. “E conseguir se colocar no lugar do outro e perceber todas as nuances de uma situação sem perder a noção de que a experiência é vivenciada pelo outro”, explicou a psicóloga.
A empatia no trabalho significa compreender o ponto de vista e emoções dos colegas de equipe. “Essa capacidade é importante no ambiente corporativo principalmente quando se está em um momento de crise, estresse e dificuldade. Ter um ambiente de trabalho saudável e um clima organizacional acolhedor é fundamental para obter melhores resultados e aumento de produtividade da equipe”, revelou.
Para a psicóloga, a empatia quando incorporada na cultura organizacional proporciona impactos na comunicação interna, produtividade, melhoria do engajamento de equipe. “Nós temos que ter um ambiente de trabalho saudável. É preciso aprender a se colocar no lugar do outro e a respeitar as diferenças, pois ninguém é igual. Cada um tem sua potencialidade, sua essência, seu modo de pensar e agir, e isso não quer dizer que não há possibilidade de trabalhar em equipe. Basta entendermos que somos diferentes e que temos que nos respeitar, respeitar ideias e opiniões diferentes” afirmou.