Saúde

Equilíbrio emocional é tema de palestra na UPA Zona Sul e na UEI

Os colaboradores da Unidade Estadual de Internação (UEI) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul participaram de uma palestra sobre positividade e equilíbrio emocional. A atividade de educação em saúde foi conduzida pelas psicólogas Adriane do Carmo e Kellen Silva e ressaltou a importância de comportamentos que conduzem ao equilíbrio emocional.

Segundo Adriane do Carmo, positividade é a qualidade, estado ou virtude do que é positivo, otimismo. “É a disposição de avaliar positivamente os diversos aspectos da vida, a visão que as pessoas têm sobre si e sobre o futuro, além de dizer sobre como se relaciona com as outras pessoas”, explicou.

A psicóloga kellen Silva abordou com os participantes que o equilíbrio emocional é uma competência comportamental que permite reconhecer a influência das emoções e, em resposta, exercer o autocontrole sobre elas, a fim de obter reações mais centradas, racionais e harmônicas, mesmo quando diante de situações extremas, como as crises.

“É uma competência necessária para manter relacionamentos saudáveis, mudar comportamentos destrutivos e assumir o protagonismo na carreira. Além disso, contribui para uma sensação de bem-estar interno, com benefícios na qualidade de vida, autoconfiança e maior satisfação”, afirmou.

As profissionais destacaram que as principais causas de desequilíbrio emocional são: impulsividade, pressões externas, rotina estressante e mudanças repentinas. Além disso, as psicólogas deram dicas de como desenvolver equilíbrio emocional. “É preciso conhecer a si mesmo e seus limites, tomar consciência das suas emoções, desenvolver a autoconfiança, educar seus pensamentos, cultivar relações seguras e saudáveis e ter válvulas de escape”, finalizaram.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo