Piratas da Batucada e Império do Povo são as campeãs do carnaval 2023
Com o enredo “Patrícia, da Pátria Cabocla”, a Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada sagrou-se campeã do Carnaval 2023 pelo Grupo Especial no Amapá. A escola santanense Império do Povo, que trouxe o enredo “A vida é um moinho”, venceu o Grupo de Acesso.
O “Piratão”, como é conhecida a agremiação, homenageou a trajetória da cantora amapaense Patrícia Bastos, indicada ao Grammy Latino em 2017. A escola conquistou seu 3º título e fechou o segundo dia de desfiles na Avenida Ivaldo Veras, no sábado, 18. A campeã também nos anos de 2015 e 2020, foi nota 10 nos 9 quesitos avaliados pelos jurados vencendo com 180,9 pontos.
O 2º lugar ficou para Boêmios do Laguinho, seguida da Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados e Maracatu da Favela. Duas escolas, Solidariedade e Emissários da Cegonha, foram rebaixadas para o Grupo de Acesso em 2024.
Os 36 jurados avaliaram 9 quesitos: enredo, samba-enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias, bateria, fantasias, evolução e harmonia.
O desfile oficial nos dias 17 e 18, foi promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com o apoio do Governo do Amapá. “Todas as escolas foram campeãs, porque apresentaram um belíssimo trabalho durante o desfile. Já estamos preparando tudo para a prestação de contas das escolas na próxima semana”, ressaltou o presidente da Liesap, Jocildo Lemos.
Para o próximo ano, o desfile passa a ter 6 escolas na categoria especial e 4 no Grupo de Acesso. Dessa forma, a Império do povo passa a integrar o Grupo Especial, e a Emissário da Cegonhas e Solidariedade descem para o grupo de acesso.