Cultura

Espetáculo ‘Novo Amapá’ será apresentado dia 1º de março, no Museu Sacaca

Para homenagear e lembrar um dos maiores naufrágios fluviais da história brasileira ocorrido na Amazônia há 43 anos, a Cia Supernova irá apresentar nesta sexta-feira, 1º de março, o espetáculo Novo Amapá, as 20h, no Museu Sacaca.

A peça é apresentada desde 2012 pela companhia, que retrata esse acidente com um olhar artístico e poético. O naufrágio ocorreu no dia 6 de janeiro de 1981 no Rio Cajarí (proximidades da fronteira entre o Estado do Amapá e Pará) quando a embarcação afundou deixando mais de 600 vítimas. 

O espetáculo é baseado no texto “Triste Janeiro” do ator e dramaturgo Joca Monteiro que através de poemas homenageia todos os envolvidos naquele acontecimento. Além da poesia, a peça conta ainda com inserção de vídeos e é construída por meio de diversos processos de experimentações artísticas coletivas. 

Na peça o público tem contato com os sonhos e encantos da infância onde o famoso “puc puc puc” do barquinho de miriti dá ao homem o prazer da libertação e as águas tornam-se a porta para descobertas e anseios de conquistar mundo. 

O lirismo do texto é observado durante toda a peça e se destaca em dois momentos: ao abordar a morte, tem-se o foco narrativo vindo de uma criança; e como homenagem explícita a todos que de algum modo foram tocados por aquele sinistro, em um tom quase de epílogo, o eu lírico evoca diversos heróis: em sua maioria anônimos que prestaram socorro às vítimas, mas que nunca foram reconhecidos por estes atos de humanidade.

Serviço

Espetáculo “Novo Amapá”


Data: 1º de março (sexta-feira)


Local: Museu Sacaca


Hora: 20h


Ingressos: 20,00(inteira) / 10,00 (meia)

Classificação: Livre


Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo