Amapá

“Eu jamais ia desistir” diz autônoma que tentou por 15 anos passar na Unifap

“Para mim só interessava a federal”, e foi com essa determinação que a autônoma Alessandra Ferreira de 45 anos, tentou por 15 anos passar no vestibular da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O sonho se realizou agora, com a aprovação para o curso de Geografia.

“Eu tive a chance de entrar por várias vezes em outras instituições através do ProUni, mas não era o que eu queria. Para mim só interessava a federal. Era uma sonho, e eu jamais ia desistir”, contou Alessandra.

Ela nunca conseguiu fazer um cursinho ou ter uma rotina de estudos. Mãe de quatro filhos Alessandra se desdobra entre a família e a venda de lanches naturais, sua principal fonte de renda. “Nunca fui para cursinho, eu lia sobre redação, procurava as provas anteriores do Enem. Com quatro filhos, sendo um especial, sempre faltou tempo e dinheiro, mesmo assim não desisti”, disse.

O principal local de comercialização dos lanches é na própria Universidade, e diante o cenário de pandemia mais uma vez foi necessário que ela buscasse uma alternativa. “Precisei me reinventar, precisava de dinheiro, e sabia fazer os lanches, foi ai que surgiu a ideia de fazer caixotes personalizados de lanche para garantir uma renda”.

A vontade de incentivar os filhos foi a principal motivação para todas as tentativas de ser aprovada. “Sempre quis mostrar para eles (filhos) que é esse o caminho, que é necessário procurar seu melhor, e se qualificar para o mercado de trabalho”, informou.

Mesmo diante das adversidades Alessandra acredita em um futuro melhor. “Quero que todos entendam que nessa vida podemos fazer qualquer coisa basta querer e correr atrás”, finalizou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo