Falsa médica que atuou em Anauerapucu é condenada a realizar trabalho comunitário e pagar multa de pouco mais de R$ 3 mil
A falsa médica Samantha Valéria Costa, de 26 anos, que atuou como clínica geral na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Anauerapucu, distrito de Santana, foi condenada pela justiça, na 2ª Vara Criminal de Santana a prestar serviços comunitários por sete horas por semana, ou seja uma hora por dia, em um local a ser determinado pela Justiça. Ela também terá que pagar R$ 3.960,00 a uma entidade pública ou privada com fins sociais.
Entenda o caso
As investigações em desfavor de Samantha iniciaram após uma denúncia feita ao Conselho Regional de Medicina do Amapá (CRM-AP), em abril de 2021. A falsa médica foi acusada pelos crimes de estelionato, uso de documento falso, falsidade ideológica e exercício irregular da medicina.
Na época, Samantha foi flagrada utilizando vestimenta e carimbo identificado-a como médica .
Na época das investigações, no momento da abordagem realizada pela polícia civil, ela apresentou justificativa factível, afirmando ter cursado faculdade de medicina no Estado do Ceará e ter sido contratada formalmente pela Secretaria Municipal de Saúde de Santana (SEMSA). Samantha foi admitida para o cargo de Médico-Bolsista e desde o dia 17 de março de 2021 estava exercendo a medicina na UBS de Anauerapucu.
As Falsidades foram então comprovadas, posteriormente, através de ofícios encaminhados respectivamente pelo presidente do Conselho e pelo Coordenador do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFCE). O documento encaminhado pela UFCE à policia amapaense, constava que a infratora não concluiu o curso de medicina, tampouco foi aluna daquela instituição.