Governo do Amapá capacita profissionais da Maternidade Bem Nascer para realização de parto na água
O Governo do Amapá passa a oferecer mais uma técnica de parto natural e humanizado para as mulheres atendidas pela Maternidade Bem Nascer, na Zona Norte de Macapá.
Os profissionais da unidade foram capacitados para realizar o parto na água, uma técnica feita em banheira com água morna, que alivia as contrações do trabalho de parto.
Para a secretária de saúde, Silvana Vedovelli, a implementação da técnica garante benefícios para a mãe e o recém-nascido, fazendo com que as intervenções médicas sejam menores.
“A imersão na água durante o trabalho de parto e o parto na água alteram a prática clínica, resultando em menos incisões e em menor necessidade de anestesias. É um método eficaz para reduzir a dor sem aumentar o risco para mães e bebês”, explicou Vedovelli.
Benefícios do método
Segundo a enfermeira obstétrica da Bem Nascer, Maiara Pereira, a técnica garante à mulher um parto mais suave e uma tolerância maior às contrações. O uso da água morna no parto também permite uma melhor irrigação sanguínea e um relaxamento da musculatura pélvica.
“Esse é um método não farmacológico que garante à mulher um parto mais suave e ajuda a aumentar a tolerância à dor, auxiliando no processo fisiológico de parto. A técnica na água também não traz riscos já que o bebê já fica imerso em água dentro do útero da mãe, fazendo a transição de ambiente com todo o acompanhamento profissional adequado” explicou Maiara.
O serviço é 100% gratuito. A Maternidade Bem Nascer é uma unidade pública do Governo do Estado, gerenciada pelo Instituto Ovídio Machado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). O método deve ser ofertado apenas para as gestantes em trabalho de parto ativo, com idade gestacional maior ou igual a 37 semanas de risco habitual. Para ter acesso ao serviço, basta a mãe informar o desejo à equipe e ter indicação clínica.
Maternidade Bem Nascer
O espaço conta com 23 alojamentos conjuntos, com quarto e banheiro para pré-parto, parto e pós-parto, subdivididos em 11 enfermarias; 10 leitos no Centro Cirúrgico para cesáreas; 7 UTIS neonatal; 5 UTIS para cuidados intermediários; e dois espaços para unidade canguru; além de salas destinadas aos atendimentos ambulatoriais, administrativos e laboratoriais. Todas as salas de parto normal possuem banheiras.