Saúde

Governo inaugura nova estrutura do CAPS Gentileza com aumento de oferta e atendimento psicossocial humanizado

A Secretaria de Estado em Saúde (SESA) inaugurou nesta terça-feira, 13, a nova estrutura do Centro de Apoio Psicossocial ‘Gentileza’ (CAPS) voltado para o atendimento de pessoas com transtornos psicóticos graves e persistentes.

O novo espaço que fica localizado no bairro Jesus de Nazaré, possui 14 salas destinadas para acolhimento, atendimento individual e em grupo, terapias, consultas e oficinas.

A gerente do centro, Bárbara Ferreira, explicou que por ser o maior em estrutura e equipe técnica, além de tratar pessoas com transtornos psicóticos também realiza atendimento a pessoas que apresentam neuroses, ansiedade, depressão e ideação suicida.

Bárbara Ferreira, gerente do Caps Gentileza.

“Como somos o maior centro, e por percebermos que com a pandemia aumentou muito o número de pessoas que começaram a apresentar sintomas de ansiedade, e depressão, não poderíamos nos furtar de acolher e atender esse público que também nos procura. Nesses casos fazemos o atendimento por demanda espontânea e também por encaminhamento, com acolhimento de uma equipe composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas e psicólogos, fisioterapeuta e fonoaudiólogo”, disse Bárbara.

Com o novo espaço a equipe já registrou um aumento na procura pelos serviços que vão de consultas, tratamento medicamentoso, terapias e oficinas. “Já passamos dos 7 mil pacientes cadastrados, que utilizam mensalmente os serviços do caps, mas temos também aquelas pessoas que não são frequentes, mas que também buscam atendimento, quando levamos em consideração essas pessoas chegamos a 30 mil atendimentos por mês”, completou a gerente

Espaço possui 14 salas destinadas para acolhimento, atendimento individual e em grupo, terapias, consultas e oficinas

O coordenador estadual de saúde mental, Mário Denis, reforçou a importância e o salto nos atendimentos e na assistência, que o novo centro proporciona. “O Caps saiu de um local que estava inapropriado, que não suportava atender a demanda que já tínhamos para um espaço mais digno. Quando nos mudamos para um novo local garantimos espaço apropriado para profissionais e pacientes, e aumentamos os nossos atendimentos fazendo com que o serviço melhore na ponta, para quem busca o serviço. Quando mudamos de prédio mudamos toda a configuração e a forma de atendimento que muda para a melhor” pontuou o coordenador.

Mário Denis, coordenador estadual de saúde mental

O CAPs Gentileza funciona de segunda a sexta-feira, no turno da manhã e tarde em horário comercial, na Av. Marcilio Dias, 1395, Jesus de Nazaré.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo