Saúde

HE aborda Setembro Amarelo

Campanha conscientiza sobre a prevenção do suicídio.

A Comissão de Humanização do Hospital de Emergências Dr. Oswaldo Cruz (HE) promoveu palestra sobre o Setembro Amarelo, mês de conscientização e combate ao suicídio, para os profissionais da unidade de saúde, pacientes e acompanhantes. Neste ano, o tema da campanha é “SE PRECISAR, PEÇA AJUDA”. A palestra foi ministrada pelo Presidente da Comissão, Adriano Prata, e pela Responsável Técnica (RT) do setor de psicologia, Marta Launé.

A psicóloga destacou que, muitas vezes, a rotina no ambiente de trabalho gera estresse, ansiedade e consequentemente provoca impactos na produtividade, principalmente no ambiente hospitalar, o que direta ou indiretamente interfere nas demais áreas da vida desses profissionais.

“Falar sobre suicídio é também falar de saúde mental. Por isso, ressaltamos que o setor de psicologia está a disposição não só dos pacientes, mas dos profissionais que sinalizam ajuda, sendo atendidos com base na ética e sigilo” revelou Marta Launé

Os pacientes e acompanhantes também participaram do conteúdo, através das blitz educativas realizadas nas enfermarias. Durante a ação, foram sanadas as dúvidas sobre o tema e uma roda de conversa foi formada, gerando participação e interesse de todos pelo assunto. A equipe reforçou que o HE possui um setor de psicologia atuante e disponível para atender os pacientes e acompanhantes 24h.

Pacientes e acompanhantes também participaram do conteúdo, através das blitz educativas realizadas nas enfermarias.

Adriano Prata explica que no HE os pacientes recebem acolhimento para a manutenção da saúde física e mental, através da intervenção dos psicólogos que realizam a escuta humanizada e contribuem significativamente para a melhora do paciente.

“A gente aborda diversos temas, mas foi surpreendente perceber que a maioria das pessoas conheceu alguém que tirou a própria vida, o que nos impulsiona a continuar a falar sobre a prevenção ao suicídio e saúde mental não só em setembro, mas o ano todo”, frisou.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo