Saúde

HE capacita sobre sigilo profissional

O Anexo do Hospital de Emergência Oswaldo Cruz (HE) realizou uma atividade de conscientização sobre sigilo profissional, ética e comunicação no ambiente de trabalho. A ação foi conduzida pela Responsável Técnica (RT) pelo serviço social da unidade de saúde, Keila Lobato.

De acordo com Keila, o sigilo profissional trata de uma informação a ser protegida, impõem uma relação entre privacidade e publicidade, cujo dever profissional se estabelece desde a se ater ao estritamente necessário ao cumprimento de seu trabalho, a não informar a matéria sigilosa.

“Os códigos de conduta profissional oferecem benefícios para construir uma relação de confiança com a sociedade, proporcionando uma transparência na relação entre o profissional, equipe, gestão e o paciente. Isso faz com que possamos entender as práticas determinadas de cada profissão”, explicou.

A ética no trabalho é um conjunto de valores e princípios que cada profissional precisa seguir. Ela pode ser encarada como um passaporte para maiores chances de sucesso profissional, já que isso pode trazer mais credibilidade e confiança entre todos.

“Temos a visão que a ética se torna eficaz quando há respeito, igualdade e valores de ambas as partes. Ter em mente que a ética é o princípio fundamental do certo e do errado, e a maneira pelo qual o ser humano conduz suas funções e seu desempenho, e obedecer os princípios que rege a moral, o respeito, o conhecimento, o sigilo profissional e o relacionamento com o ser humano dentre outros”, afirmou.

A profissional deixou como reflexão para os colaboradores a mensagem: “A mão do sucesso profissional tem cinco dedos: carácter, vocação, talento, esforço e disciplina”, finalizou Keila.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo