AmapáCovid-19

Instituto Evandro Chagas confirma mais 4 casos da nova variante no Amapá

O estado do Amapá agora contabiliza 5 casos da variante brasileira. O Instituto Evandro Chagas (IEC) no Pará, confirmou mais 4 casos da chamada variante brasileira de covid-19 no Amapá. Dois casos são de pacientes que deram entrada em unidades de saúde de Macapá e os outros dois são de pessoas do município de Laranjal do Jari. O primeiro caso foi confirmado no inicio de março.

A nova cepa já está com circulação confirmada em estados de todas as regiões brasileiras e em pelo menos outros 19 países. De acordo com o relatório do IEC, esta mutação, também conhecida como P1, faz ligação rapidamente com a célula humana, aumentando o poder de transmissão.

Com maior taxa de transmissibilidade e com agravamento do quadro clínico dos pacientes de uma forma muito mais rápida do que a primeira variante, a P1 tem se mostrado mais letal.

A primeira amostra foi coletada no dia 31 de janeiro de 2021 e a última no dia 15 de fevereiro. O Amapá já tinha a confirmação de um caso, também feita pelo IEC, que faz o sequenciamento genético das amostras.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo