Saúde

Macapá adere à campanha de multivacinação nacional

Ação visa repor vacinas de rotina na população infanto-juvenil.

Se inicia no Amapá, 4, nesta segunda-feira, 4, a campanha de multivacinação focada em crianças e adolescentes, movida pelo Ministério da Saúde. Ela representa a retomada das vacinações de rotina no calendário habitual. Com reforços no fornecimento das dosagens em todas as zonas do país, a campanha tem por objetivo que toda a população menor de 14 anos busque novamente completar os calendários de imunizações. 

A meta da campanha é alcançar os 90% da população, e o motivo da iniciativa é a queda gradual na demanda por vacinas que ocorre desde 2016. Haverá ações contínuas de chamadas populacionais, além dos reforços e retomadas de vacinas de rotina nas Unidades Básicas de Saúde. O “Dia D”, onde haverá convocação geral da população para vacinar o máximo possível, tem previsão para o segundo sábado de outubro, mas esta data ainda pode mudar para se adequar à necessidade da população.

O mínimo buscado pela Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 75% da população de zero à 14 anos até o fim de outubro. “Em relação à cobertura vacinal, nós estamos abaixo de 50%, e isto é um cenário, um contexto nacional, tanto que e preocupou o ministério da saúde, e surgiu a necessidade de fortalecer estes procedimentos”, afirma Kleverton Siquera, subsecretário municipal de Saúde. 

Vacinas estão disponíveis em todas as UBS’s
Foto: Celiane Freitas

Quem quiser receber as vacinas de rotina dos cartões de vacinação pode visitar, a partir de segunda, qualquer Unidade Básica de Saúde de Macapá na parte da manhã ou tarde, portando cartão se vacinação, CPF e documento de identificação com foto. As vacinações contra Covid-19, que eram distribuídas em algumas UBS’s, serão movidas para postos fixos ainda a definir pela Semsa.

Algumas das vacinas ofertadas serão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo