Covid-19

Médico ginecologista e obstetra alerta sobre Covid-19 na gravidez e a importância da vacinação

O médico Breno Soares Pereira, ginecologista e obstetra, informa que na maioria dos casos de COVID-19 na gravidez não leva ao desenvolvimento de complicações, sendo normalmente casos leves da doença. Nesse atual momento as gestantes infectadas estão evoluindo de forma satisfatória, mas na onda passada, quando foram infectadas pelo novo coronavírus no terceiro trimestre de gravidez, algumas apresentaram sintomas mais graves, além de terem maior risco de parto prematuro e maior tendência à formação de coágulos.

Breno garante a importância da imunização


“Tivemos inúmeros casos que precisamos fazer a cesárea de emergência nas gestantes que necessitavam de ventilação mecânica. Após a cesárea essas pacientes eram encaminharas ao H.U. Ficávamos na expectativa da melhora da mãe e do encontro com seu bebê. Tivemos muitos desses encontros emocionantes. Porém, infelizmente, tivemos algumas derrotas nessa batalha”, disse ele.
De acordo com a experiência na maternidade, para ele e a equipe médica, ficou muito nítida a diferença do comportamento da doença nas gestantes da primeira/segunda onda, onde as mesmas evoluíam com importante insuficiência respiratória e diminuição do líquido amniótico em comparação as da terceira onda, que evoluem assintomáticas ou com sintomas leves.
“Vejo que no caso da última, o esquema vacinal completo foi o que provavelmente fez com que a gestação tivesse um desfecho mais favorável para o binômio mãe-feto”, informa Breno.
De acordo com o médico é importante que as consultas de rotina com o obstetra sejam mantidas, pois assim é possível acompanhar o desenvolvimento do bebê e garantir que está acontecendo de forma saudável. “A recomendação para as gestantes positivadas é manter repouso, alimentação e hidratação. Uso de medicações somente se necessário e desde que prescritas pelo médico. Caso note febre persistente, dispneia, diminuição dos movimentos fetais ou quaisquer outros sintomas que a gestante julgue que mereça uma atenção especial deve procurar o setor COVID da Maternidade. E vacinação, fazer o esquema vacinal completo, é o que vem tendo melhor resultado”, informa o médico.
O médico Breno Soares Pereira é 1 tenente (R2) do Exército brasileiro, formado em Medicina pela Unichristus de Fortaleza, no Ceará e Residência em Ginecologia/Obstetrícia pela Unifap. Ele atua na Maternidade Mãe Luzia, em Macapá.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo