Polícia

Menores infratores fogem do Centro de Internação Provisória

Servidores pedem policiamento no local

Dezoito menores infratores que estavam no Centro de Internação Provisória (CIP) conseguiram fugir no início da tarde desta terça-feira, 3, do local. Segundo as primeiras informações um deles conseguiu abrir a cela, rendeu o único educador que estava no local e abriu as outras celas restantes. Dois menores não quiseram fugir e permaneceram no local.
Policiais militares fizeram rondas e conseguiram recapturar um deles. As Polícias Civil e Científica investigam a fuga.

“O centro só tem capacidade para 12 adolescentes porém estava superlotado, com 20 adolescentes.
Além da superlotação, nós servidores enfrentamos a defasagem no quantitativo de servidores e a falta de policiamento da unidade”, disse um deles que não quis se identificar.
O servidor também informou que “importante frisar que há um ano e nove meses a polícia militar não faz mais a segurança externa das unidades do sistema socioeducativo, sendo assim, a segurança interna da unidade fica totalmente comprometida, fato que culminou em fugas, agressões, e rendição de servidores até mesmo feitos de reféns. As unidades do sistema socioeducativo estão 100% desguarnecidas e, desta forma ficamos a mercê dos adolescentes, correndo risco de todo tipo de sinistro”, lamentou.

Em nota a Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria) informou que apura e que os menores aproveitaram o momento de qualificação do corpo técnico da Fcria para praticar a fuga. Nenhum servidor da unidade sofreu ferimentos durante a ação.

A Fcria acrescenta que todas as suas unidades de internação passam por reformas estruturais e que seus servidores participam de qualificações como o Curso de Formação de Procedimentos Operacionais, que acontece atualmente. Essas são medidas que buscam ampliar a segurança dos socioeducandos e dos funcionários, além de melhorar o atendimento do sistema socioeducativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo