O Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizou reunião virtual com diretores de Unidades Básicas de Saúde (UBS) afim de orientá-los quanto a execução da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza) para idosos e professores. O objetivo também foi apurar denúncias encaminhadas ao MP, quanto ao atendimento e indisponibilidade da imunização pelo período da tarde, bem como da ausência da vacina HPV em algumas unidades da capital.
Segundo o MP a Prefeitura de Macapá divulgou que a vacinação contra influenza ocorre no período de 11 de maio a 8 de junho, para pessoas com idade de 60 anos ou mais e professores, no horário de 8h às 17h. Porém, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) denunciaram dificuldades para receber a vacina contra a gripe e reclamaram do tratamento dispensado pelas equipes de imunização.
Na reunião, coordenada pela promotora de Justiça, Fábia Nilci, foi abordado a questão do não cumprimento dos horários nas UBSs. “Essas reuniões virtuais são importantes para nossa aproximação com as equipes das Unidades Básicas de Saúde nos dando também a oportunidade de verificarmos as necessidades deles para essa prestação de serviço”, comentou Nilci.
Todos os diretores participantes, se comprometeram em conversar com as equipes de imunização para fazerem as devidas correções para o pleno atendimento, principalmente dos idosos, além do compromisso de melhorar o atendimento.